Após dois anos fechado, o Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) e à Rede Universitária de Museus (Rumos), voltou a receber visitas de forma reduzida. O setor educativo do museu está recebendo pequenos grupos da comunidade acadêmica, como as turmas do curso de História do Ceres, que visitaram a instituição nos dias 21 e 24 deste mês, sob a orientação da professora Anne.
Com a visita mediada pelo setor educativo do Museu, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do MDS desde sua fundação até seu funcionamento, equipe e estrutura. Os alunos realizaram um tour na antiga Casa de Câmara e Cadeia, prédio que possui grande valor arquitetônico e histórico. Os visitantes também participaram da apresentação de slides institucionais, na qual foram detalhadamente explicados os valores, a organização e a missão do museu.
Além disso, a equipe realizou jogos e quizzes com os visitantes, objetivando promover dinâmicas com o grupo. Isso porque a direção da instituição acredita que esse tipo de ação educativa contribui para que o Museu interaja com a sociedade de forma harmônica, tornando-o uma referência como lugar de saberes, memórias e afetos.
Docentes e turmas que tiverem interesse em participar da visitação do Museu do Seridó devem preencher o formulário de agendamento disponível no site ou requerê-la via e-mail ou WhatsApp. As visitas mediadas são limitadas e têm atendido pequenos grupos de até 25 pessoas, sendo prioridade grupos de estudantes da própria UFRN.