O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), em parceria com o Grupo Reviver, iniciou ontem (13) mutirão de mamografias no Centro Administrativo do Estado. A ação é destinada às mulheres com idade acima de 40 anos, como forma de prevenção ao câncer de mama, e é resultado de uma parceria com o Grupo Reviver, instituição sem fins lucrativos que atua no estado desde 2012 e é credenciada pelo SUS para realizar os exames.
Os atendimentos estão sendo realizados em unidades móveis no estacionamento da Escola de Governo, por ordem de chegada, com distribuição de fichas a partir das 7h para comunidade geral. À tarde, a prioridade são para as servidoras públicas estaduais, que podem agendar a vaga através do whatsapp (84) 99970-8231. São realizados, por dia, 35 atendimentos por turno. No dia 15 de novembro é feriado e, por conta disso, não haverá atendimento nessa data.
Segundo Graça de Araújo, vice-presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, a busca a prevenção em relação ao câncer de mama, é de extrema importância, já que é a segunda causa de câncer na população feminina e a primeira em mortes “O PQVST procura anualmente promover esse serviço de atendimento importante para o bem-estar das nossas servidoras, visando contemplar, principalmente, as que não têm acesso a plano de saúde. É uma maneira de cuidar das nossas mulheres. Esse é o nosso objetivo, levar às servidoras a possibilidade de prevenção e cuidado. A gente cuida para que elas se cuidam”, reforçou.
A dona de casa Juliana dos Santos, 47, aproveitou a oportunidade e realizou o exame pelo segundo ano seguido e ressalta a rapidez e simplicidade. “Faço acompanhamento de rotina. No ano passado aproveitei a oportunidade e novamente vim para fazer o exame. Foi tudo rápido, simples e eficiente”.
Para a realização do exame, é preciso apresentar a carteira do SUS de Natal, comprovante de residência e algum outro documento de identificação, como Carteira de Identidade (RG), além de ter idade entre 40 anos e 75 anos. Fora dessa faixa etária, também é possível realizar a mamografia, desde que apresente requisição médica. O exame leva entre 10 e 15 minutos para ser concluído e os resultados serão entregues na Escola de Governo cerca de 30 dias após a sua realização.
Mamografia
É considerado o exame mais preciso para detectar eventuais nódulos. O diagnóstico precoce, seguido de tratamento, eleva a chance de cura do câncer de mama para 95%. A ação visa conscientizar e disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizarem a mamografia e o seu autoexame.