Na próxima quarta, 07, Maternidade Januário Cicco capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Natal

Na próxima quarta-feira, 7 de julho, a partir das 14h, a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, realizará mais uma ação do programa de educação continuada, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa da MEJC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, desta vez, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro das Rocas.

O treinamento é direcionado aos profissionais que fazem parte da rede de encaminhamentos de pacientes à Maternidade. Os profissionais de saúde da UBS serão treinados e será realizada a orientação, consulta e inserção de DIUs em mulheres da comunidade.

A iniciativa faz parte das estratégias que compõem o Plano Diretor Estratégico (PDE) da MEJC e tem como foco a melhoria do componente pré-natal da rede cegonha, impactando diretamente no fluxo de pacientes e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem na instituição.

A primeira UBS a receber o programa foi a da comunidade Aparecida, localizada no Bairro de Mãe Luiza, onde foram realizadas oficinas sobre anticoncepção na adolescência, métodos anticoncepcionais de longa duração e sobre o câncer do colo do útero. Na ocasião, também são realizadas consultas ginecológicas, exames citopatológicos e inserção de DIUs (dispositivos intrauterinos) com as pacientes da comunidade.

“Visando a atender à demanda social das mulheres do bairro das Rocas, a ação terá como foco o planejamento familiar de longa duração, com inserção de DIUs, uma prática que deve ser otimizada na atenção básica”, comenta o professor Kleber de Melo Morais, gerente de ensino e pesquisa da MEJC.

Os treinamentos têm como base os princípios da atenção primária à saúde e são direcionados para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Até o momento, 20 profissionais já foram capacitados.

A equipe de profissionais responsáveis por ministrar os treinamentos é composta por professores, médicos, enfermeiros e residentes médicos e multiprofissionais da MEJC que, através de uma metodologia ativa, abordam os temas escolhidos previamente pela equipe da UBS, de acordo com as demandas de atendimento do serviço.