Na UFRN, Instituto Ágora abre inscrições para cursos de língua estrangeira

O Instituto Ágora, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal, abre inscrições, a partir de 1° de agosto, para novos alunos. Neste segundo semestre letivo, serão oferecidos cursos presenciais de inglês, francês, espanhol, alemão, português para estrangeiros, Libras e latim. As vagas são direcionadas ao público interno (alunos e funcionários da UFRN), mas será feito um cadastro de reserva voltado para o público externo. Candidatos do público interno deverão se inscrever por este link, e o externo, pelo formulário

Os candidatos que já tenham proficiência em qualquer língua oferecida pelo Instituto Ágora, desde que possam comprová-la com uma certificação, podem inscrever-se para os níveis 3 e 4 do básico dos idiomas oferecidos ou para a conversação dos cursos de inglês, francês ou espanhol. Para isso, o candidato deverá enviar uma cópia da certificação de nível para o e-mail para que passe pela avaliação de nivelamento. O teste de nivelamento é obrigatório para o público externo.

Os cursos são ofertados nas seguintes modalidades: básico, leitura e conversação. As categorias visam desenvolver habilidades linguísticas, compreensão oral e escrita, além de propiciar ao aluno a apreensão de estratégias de leitura que permitirão a compreensão de textos, facilitando o desenvolvimento de suas pesquisas e demais atividades acadêmicas em língua estrangeira. Os cursos na modalidade de conversação, disponível atualmente para inglês, francês e espanhol, nível 1, buscam o aprimoramento da oralidade da língua estrangeira adquirida pelo aluno. 

Os cursos oferecidos pelo Instituto são ministrados, em geral, por estudantes da graduação, selecionados e coordenados por professores efetivos da UFRN. O aluno deverá manter média 7, bem como taxa de frequência às aulas igual ou superior a 75% para ser promovido de um nível a outro. Caso já tenha vínculo com algum curso de línguas do Ágora, o interessado não poderá se inscrever em outro, por isso deverá solicitar à secretaria do Instituto, antes do início do processo seletivo, a desvinculação do curso em que está inscrito para que possa realizar uma nova vinculação.

Demais informações podem ser conferidas no  edital.