Não me sinto preparada, diz aluna do 3º ano que desistiu de fazer Enem

Há quase um ano e meio assistindo apenas a aulas remotas, sem contato direto com professores e os colegas, a estudante Thays Vitória de Sena, 17, preferiu não se inscrever no Enem 2021. Ela diz acreditar que não aprendeu “nem 40% do que deveria” no último ano.

“Não me sinto preparada para fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e, além disso, mexe com o nosso psicológico, porque me sinto fracassada, mexe com meu futuro”, desabafa. Thays tinha planos de usar a nota do exame para entrar no curso de cosmetologia estética. Atualmente, ela já trabalha na área, mas sonha com a formação superior.

Thays não está sozinha na decisão de desistir da prova deste ano. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame em 2021, destes, 100 mil farão a versão digital. É o menor número de inscritos desde 2008, quando o Enem não era usado ainda como porta de entrada para o ensino superior.

No ano passado, o número de inscritos foi superior, 5,7 milhões, mas foi a edição com maior abstenção desde 2009, também em meio à pandemia. No Enem digital, o índice chegou a 70% e no impresso, a 50%.

Fonte: UOL