Nasa adia lançamento de foguete não tripulado à Lua

Um problema em um motor de propulsão fez com que a agência aeroespacial americana Nasa adiasse o lançamento do foguete Artemis I, que estava marcado para esta segunda-feira (29/08). A missão de teste não tripulada é o primeiro passo para a volta do homem à Lua desde a missão Apollo 17, em 1972.

A Nasa interrompeu a contagem regressiva a quarenta minutos do horário previsto do lançamento, devido a um problema com a temperatura de um dos quatro motores RS-25 do foguete de 98 metros de altura. Segundo a agência, um teste para levar o motor ao nível de temperatura desejado durante o lançamento não obteve o resultado esperado. O foguete SLS e a cápsula Orion mantiveram-se em “configuração segura e estável”, afirmou o diretor da Nasa, Bill Nelson.

“Não lançaremos até que esteja tudo certo”, disse. “É uma máquina bastante complicada. Não se deve acender a vela até que ela esteja pronta.” Nelson explicou que atrasos como esses são rotineiros, e que confia nos engenheiros da Nasa para a resolução do problema.

O novo lançamento não deve ocorrer até pelo menos esta sexta-feira. Dezenas de milhares de pessoas – incluindo a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris – estavam presentes no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para assistir ao lançamento, que ocorreria 50 anos após o programa Apollo enviar os últimos astronautas que estiveram na superfície da Lua.

Fonte: DW Brasil