Nasa está testando robôs aquáticos para investigar profundezas do gelo polar

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa, localizado na Califórnia, Estados Unidos, avançaram em um projeto inovador: uma frota de robôs autônomos programados para explorar as plataformas de gelo da Antártida.

Durante uma expedição ao Mar de Beaufort, ao norte do Alasca, que aconteceu em março de 2024 mas que veio a público só na última quinta-feira (29), engenheiros começaram testes de uma iniciativa denominada IceNode. Ela tem o objetivo de ajudar na medição da velocidade com que o grande continente gelado está perdendo gelo — e entender como esse derretimento impacta no aumento do nível do mar global.

O experimento envolveu um protótipo de robô cilíndrico colocado em um buraco escavado na camada de gelo marinho. A operação, que durou três semanas, foi conduzida utilizando o submarino Ice Camp, que pertence ao Laboratório de Submarinos do Ártico da Marinha dos Estados Unidos. Durante esse período, os pesquisadores tiveram acesso a um acampamento temporário no Ártico.