Nasa flagra “fogos de artifício” espaciais ao redor de estrela bebê

Uma nova imagem feita pelo Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, traz uma explosão pirotécnica espacial que se assemelha a fogos de artifício. À imprensa, a agência espacial explica que o registro mostra uma protoestrela – isso é, uma coleção de gás e poeira interestelar cuja atração gravitacional está dando origem a uma estrela. Como se fosse uma incubadora de uma estrela bebê.

Batizada L1527, a protoestrela é, em termos espaciais, relativamente jovem, com cerca de 100 mil anos, e está a 460 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Touro. O astro foi identificado pela primeira vez em 2022.

O registro mais recente foi feito a partir do Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI) e da Câmera de infravermelho próximo (NIRCam), que estão a bordo do James Webb. A combinação das visões dos dois instrumentos (que enxergam em infravermelho próximo e infravermelho médio) revelou o comportamento geral do sistema. O que inclui como a protoestrela está afetando a região ao redor.

Em torno do corpo celeste, o Telescópio Espacial apontou a presença de sua nuvem molecular mãe. Essa estrutura, composta por gás e poeira, forma uma região em formato de ampulheta com cores que variam de tons mais opacos a vibrantes.

Fonte: Revista Galileu