Nasa já tem prazo para decidir como trará astronautas ilhados de volta à Terra

Presos há mais de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams, da Nasa, poderão finalmente ter respostas sobre quando e como voltarão para a Terra. Enviados na primeira nave tripulada da Boeing, eles deveriam permanecer durante oito dias no espaço, mas foram surpreendidos pela identificação de defeitos nos propulsores da Starliner, o que levou aos atrasos no retorno.

Em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (14), a agência dos Estados Unidos afirmou que, até a última semana de agosto, vai anunciar a sua decisão sobre o destino dos exploradores espaciais. Os porta-vozes da Nasa apontam que ainda estão analisando os dados do propulsor da Starliner, de forma a verificar a segurança do seu uso para o retorno ao planeta.

Ken Bowersox, administrador da Nasa, indica que os cientistas seguem em “discussões muito honestas” com a Boeing sobre o problema. Por sua vez, a empresa afirma que a nave é segura para trazer os astronautas para casa. No início deste mês, a companhia chegou a publicar uma lista de testes feitos com os propulsores no espaço e no solo desde a decolagem.

Caso o veículo da Boeing seja descartado, é possível que o resgate seja feito por meio de uma nave de sua concorrente, a SpaceX. Se esse for o caso, a missão Crew-9, que já estava programada para ser lançada em direção à ISS em 24 de setembro, deve ser reorganizada para levar apenas dois tripulantes, em vez dos quatro habituais. Portanto, Wilmore e Williams voltariam à Terra em fevereiro de 2025 – cerca de 10 meses depois de sua partida.

Fonte: Revista Galileu