Nasa vai desativar seu caçador de asteroides após 14 anos

O telescópio espacial WISE está com os dias contados. A Nasa anunciou que a missão, que atua na identificação de objetos próximos à Terra (NEOs) e de objetos potencialmente perigosos (PHOs) — em sua grande maioria, asteroides e cometas — chegará ao fim no dia 31 de julho de 2024. Em 14 anos, o caçador de asteroides já identificou 44.246 objetos espaciais que vagam pelo Sistema Solar.

O satélite WISE dará lugar a uma nova missão focada em defesa planetária: o NEO Surveyor (Near Earth Object Surveyor), o primeiro telescópio espacial infravermelho construído especificamente para caçar objetos perigosos próximos à Terra. Ele será lançado no final de 2027.

“O NEO Surveyor buscará os asteroides e cometas mais difíceis de encontrar, que podem causar danos significativos à Terra se não os encontrarmos primeiro”, disse Amy Mainzer, pesquisadora principal da missão NEOWISE na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em comunicado.

Atualmente, o WISE está experimentando uma alteração em sua trajetória devido ao máximo solar, um período durante o qual o Sol passa por um ciclo de aumento de atividade que culmina em seu ápice a cada 11 anos. Durante esse período, eventos explosivos como erupções solares se tornam mais frequentes e aquecem a atmosfera da Terra, fazendo-a expandir. Isso resulta em uma desaceleração dos satélites, levando-os a decair em suas órbitas.

O telescópio, por sua vez, em breve estará em uma órbita muito baixa para continuar funcionando. Isso não é um problema, já que o instrumento conseguiu se sair bem sucedido em não apenas uma, mas duas missões.

Fonte: Revista Galileu