A Nova Zelândia aprovou nesta terça-feira 12 uma lei que impede qualquer pessoa nascida após 1 de janeiro de 2009 de comprar cigarros. Na prática, jovens que hoje tem 14 anos ou menos não mais poderão adquirir o produto, independente de completarem 20 anos – faixa etária considerada maior idade no País.
O país é o primeiro no mundo a implementar uma legislação tão severa no combate ao tabagismo. Segundo a ministra da Saúde Ayesha Verral, a lei aprovada nesta terça-feira garantirá que milhares de pessoas viverão por mais tempo e de maneira saudável, o que também representará a economia de $5 bilhões em gastos no sistema de saúde com despesas no trato de doenças causadas pelo tabagismo, como o câncer e ataques cardíacos.
Além da nova legislação, a Nova Zelândia pretende criar medidas para que o tabagismo seja mais caro e menos acessível à população em geral. Isso inclui uma redução drástica no nível de nicotina permitido nos produtos a base de tabaco e forçando que os itens sejam vendidos apenas em tabacarias e não mais em lojas e supermercados.