Natal é confirmada como 16ª cidade-sede para reunião do G20

A cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, receberá eventos do G20 nos meses de setembro e outubro. Nos dias 2 e 3 de setembro serão realizadas reuniões do Grupo de Trabalho de Saúde. Nos dias 22 e 23 de outubro será realizada a reunião técnica do Grupo de Trabalho Anticorrupção (GTAC), e no dia 24 acontece a reunião ministerial do Grupo Anticorrupção do G20. Nas reuniões técnicas, participam delegados e representantes de organizações internacionais. Na reunião ministerial participam ministros dos países do G20.

A confirmação da capital potiguar para a realização de agendas do maior fórum de cooperação internacional foi informada pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, e pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Ao incluir mais uma cidade no calendário oficial do G20, a presidência brasileira reforça o compromisso de promover a diversidade cultural do país, apresentando diferentes regiões aos delegados, organizações e ministros do fórum que virão ao Brasil.

De acordo com o ministro da CGU, o acréscimo de Natal como sede é uma oportunidade para o Brasil exibir suas boas práticas em integridade pública e privada. “Trataremos da experiência e das boas práticas do Brasil, reconhecidas internacionalmente. Buscaremos construir consensos que nos façam avançar na construção de instituições robustas e atentas aos urgentes desafios globais de redução das desigualdades e da busca pela sustentabilidade”, destaca.

O Grupo de Trabalho Anticorrupção definiu quatro prioridades essenciais para o trabalho ao longo do ano. A primeira é promover um mundo mais justo e sustentável. A segunda se concentra no desenvolvimento de princípios para fomentar a integridade no setor privado. A terceira busca fortalecer as organizações públicas. A quarta prioridade é aumentar a capacidade de recuperação de ativos desviados por atos de corrupção.