Natal é escolhida para receber projeto piloto de promoção da Literacia Familiar

O programa Criança Feliz foi reconhecido nacionalmente pelos resultados alcançados durante a pandemia da Covid-19, sendo a cidade escolhida, dentre os municípios do Rio Grande do Norte, para receber o projeto piloto – de promoção da Literacia Familiar – do programa “Conta Pra Mim”. O projeto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Cidadania que tem o objetivo de incentivar a “Literacia Familiar”, que são hábitos adotados para estimular a interação entre pais e filhos, através da leitura. O Criança Feliz já funciona há dois anos, sendo executado por uma equipe específica da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social- Semtas. Atualmente, cerca de mil e quatrocentas famílias em situação de vulnerabilidade social participam do programa.

“A escolha de Natal está atrelada ao bom desenvolvimento das atividades ao longo da execução do programa em nossa capital. O programa ‘Conta pra mim’ vai agregar valores importantes ao trabalho que já vem sendo executado pelo programa Criança Feliz. Faz parte do nosso cronograma de ações a realização de encontros de leitura em conjunto com os pais das crianças assistidas”, disse o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

O projeto piloto prevê a entrega de material pedagógico, que será entregue ainda neste primeiro semestre de 2022. Os kits são compostos por 20 livros, para que a família possa ler para os seus pequenos, proporcionando desenvolvimento integral na primeira infância, bem como o fortalecimento de vínculo familiar entre todos os envolvidos no processo da leitura. “Por meio de simples interações com as crianças em forma de conversa, muitas vezes de maneira lúdica, os pais podem construir relacionamentos positivos com seus filhos, ajudá-los a desenvolver o vocabulário e as habilidades necessárias para a leitura e o aprendizado posteriores na escola”, esclareceu Danielly Rodrigues, coordenadora do Criança Feliz em Natal.

Natal receberá 1.905 kits do programa. Esses kits serão repassados às famílias, que receberão orientações para o pleno desenvolvimento do programa “Conta Pra Mim”, que é criar, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais para o desenvolvimento das crianças: ouvir, falar, ler e escrever.

Programa “Conta Pra Mim”

O Conta pra Mim é um programa de promoção da literacia familiar, que consiste em um conjunto de práticas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, buscando trazer para o ambiente familiar o hábito da leitura e outras atividades afins com o objetivo de estimular o aprendizado.

Além de ser um exercício que desperta o encantamento, estudos realizados pelas pesquisadoras Ana Teberosky e Angélica Sepúlveda, da Universidade de Barcelona, na Espanha, apontam que ler em voz alta para crianças é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da interação social. Aprendizados gerados a partir da leitura de histórias, seja para a formação do corpo, do pensamento ou das emoções entre zero e seis anos.

Não há dúvida de que as primeiras impressões do mundo e as virtudes mais dominantes do ser humano, são criadas e fortalecidas dentro de suas casas, “Essa interação, esse fortalecimento pode ocorrer por meio de atividades diárias, como vestir, comer e brincar. Nesses momentos, os pais podem fazer sua contribuição positiva na vida de seus filhos. Esses diálogos diários são como blocos que se integram na construção para ajudar as crianças a obter habilidades importantes para leitura e escrita. Além de conversar com seus pequenos, os pais podem também ler para eles e brincar”, avaliou o titular da Semtas.

Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa de visitação domiciliar para a primeira infância que atua em quatro eixos: cognitivo, linguístico, motor e sócio emocional.

Em Natal, o Programa Criança Feliz atende pessoas entre gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças com deficiência (0 a 6 anos), oferecendo estímulos para o desenvolvimento. O atendimento é realizado por 40 visitadores sociais, a partir dos cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com supervisão de quatro profissionais.

As equipes do Criança Feliz vão passar por capacitação para aprimorar o atendimento às famílias. Nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23) as equipes serão preparadas para conduzir as visitas domiciliares com a temática da leitura familiar para crianças. A capacitação é uma promoção do Ministério da Cidadania em parceria com o Ministério da Educação.