O município de Natal receberá recursos da ordem de R$ 3.186,007 milhões da Defesa Civil Nacional para aplicar na compra de itens de assistência humanitária visando beneficiar as famílias desalojadas e desabrigadas por causa das fortes chuvas que caíram na cidade nas últimas semanas. A coordenação das compras e distribuição dos kits será feita pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). Os recursos se destinam à compra de cestas básicas, kits dormitórios, kits de higiene pessoal, kits de limpeza, colchões, além de transporte de mobília. A ação da Defesa Civil Nacional beneficia, ainda, no Rio Grande do Norte, o município de Canguaretama, com o valor de R$ 655 mil.
De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Ana Valda, os recursos foram empenhados ontem (18) e os processos de contratação direta já foram abertos. Serão beneficiadas 1.086 famílias em Natal. “Provavelmente, na próxima semana já estaremos fazendo as aquisições dos materiais para os desalojados, que são pessoas que perderam algum pertence, mas que não estão com a casa interditada”, disse a gestora.
A secretária disse, ainda, que no momento há o registro de apenas uma família desabrigada, que está no Albergue 24 horas. As demais famílias que tiveram seus imóveis interditados já saíram dos abrigos da Prefeitura, montados em escolas, para a residência de familiares.
A Prefeitura de Natal segue com três pontos de recebimentos de doações para repassar às pessoas atingidas pelas chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias. São eles o Palácio dos Esportes (Petrópolis), o Ginásio Nélio Dias (Gramoré) e a sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), na avenida Nevaldo Rocha. Os donativos podem ser alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, material de limpeza e roupas de cama e banho. Para mais informações foi disponibilizado o número (84) 98821-3910.