Natal vai sediar encontro Internacional de Gestão da Pesca do Atum entre 22 e 24 de maio

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou como positiva a escolha da cidade de Natal para sediar o próximo encontro da Comissão Internacional de Gestão da Pesca do Atum. A confirmação do encontro na capital do Rio Grande do Norte foi na noite desta quarta-feira (13), durante reunião na Governadoria, pelo secretário executivo adjunto da Convenção Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT), Miguel Neves dos Santos. A reunião contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do presidente da FIERN, além de representantes do Ministério da Pesca, Ibama e do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN).

O encontro da Comissão Internacional de Gestão para Pesca do Atum em Natal será entre 22 e 24 de maio e deve reunir presencialmente delegados de quarenta países, além dos participantes por meio de transmissões online. Em 2023, o encontro foi na cidade do Cairo (Egito). Entre os assuntos tratados nesses encontros estão os limites anuais para captura do albacora bandolim (thunnus obesus), espécie de atum encontrado na costa brasileira e importante para a atividade da indústria pesqueira do Estado.

“Nesta reunião com a governadora, recebemos uma demanda do secretário-executivo da ICCAT para o Rio Grande do Norte sediar essa discussão em torno da gestão internacional da pesca do atum, mais especificamente sobre o albacora bandolim”, informou Roberto Serquiz. O presidente da FIERN afirmou que é oportuno o Estado sediar o debate, uma vez que tem uma pesca expressiva e que se destaca internacionalmente nas exportações de atum. “Então, nós recepcionamos de forma positiva [a realização do evento em Natal], até pelo que nós passamos no final do ano 2023, quando houve problema com relação à cota [para pesca do atum], o que prejudicou muito o setor pesqueiro”, acrescentou.

Fonte: FIERN