Em meio ao aquecimento global, nosso planeta já está à beira de ultrapassar cinco pontos de inflexão climáticos. Essas marcas levam a mudanças sem retorno no clima quando um limite de temperatura é ultrapassado. Segundo estudo publicado na última sexta-feira (9) na revista Science, entre os pontos que podem ser acionados hoje estão marcas que levam ao derretimento dos mantos de gelo antárticos ocidentais e da Groenlândia.
Também poderá ocorrer um colapso de convecção no Mar de Labrador, no Atlântico Norte, a extinção maciça de recifes de corais tropicais e um abrupto degelo generalizado de permafrost. A equipe reuniu evidências dessa inflexão, além de limites de temperatura, escalas de tempo e impactos, a partir de mais de 200 artigos publicados desde 2008, quando os pontos irreversíveis foram definidos pela primeira vez.
Os pesquisadores consideraram nove sistemas, como a Antártida e a Amazônia, e outros sete de impacto regional, incluindo a monção da África Ocidental e a morte da maioria dos recifes de coral na linha do equador.
Fonte: Revista Galileu