Netanyahu dissolve gabinete de guerra

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, dissolveu o gabinete de guerra, mecanismo criado em 11 de outubro de 2023 para a tomada de decisões sobre a operação militar na Faixa de Gaza, lançada logo após o ataque do grupo terrorista Hamas no dia 7 de outubro, disseram autoridades israelenses nesta segunda-feira (17/06).

A dissolução do gabinete de guerra se dá apenas uma semana após a saída do governo do ex-general centrista Benny Gantz. O fórum havia sido criado a pedido de Gantz, como condição para que ele integrasse o governo de unidade nacional e como medida para afastar da tomada de decisões sobre a guerra os apoiadores extremistas de Netanyahu.

O fórum também incluía Gadi Eisenkot, que assim como Gantz é membro do partido Unidade Nacional, e Aryeh Deri, chefe do partido ultraortodoxo Shas, como observadores.

Gantz e Eisenkot deixaram o governo na semana passada, devido ao que eles disseram ser o fracasso de Netanyahu em criar uma estratégia para a guerra na Faixa de Gaza. Com a saída deles, a dissolução do gabinete de guerra por Netanyahu já era esperada.

Fonte: DW Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial