No Dia Mundial do Turismo, Galinhos (RN) começa caminhada para se tornar um território seguro e sustentável

O Dia Mundial do Turismo, que aconteceu nesta segunda, 27, foi uma data especial para a cidade de Galinhos, destino turístico localizado a 160 km da capital potiguar. A data marcou a abertura local de um projeto que pode ajudar a transformar a realidade do turismo daquela comunidade. Trata-se de “Galinhos – Território Seguro e Sustentável” projeto que uniu várias secretarias do governo do Rio Grande do Norte, levando para a cidade do litoral norte uma série de ações que visam gerar impactos positivos em três eixos principais: saúde pública, sustentabilidade socioambiental e economia.

Durante todo o dia, estiveram no destino turístico equipes técnicas da Secretaria de Turismo (Setur/RN) Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). As atividades de lançamento na comunidade contaram com o apoio para a realização da prefeitura de Galinhos, através de sua secretaria municipal de Turismo.

Na solenidade de abertura do projeto, a secretária Ana Maria da Costa lembrou que “Galinhos – Território Seguro e Sustentável” demonstra, na prática, que o potencial da cidade é percebido pelo governo do Rio Grande do Norte, e que é intuito da administração estadual ajudar a transformar a cidade em um modelo de desenvolvimento sustentável no turismo.

“Queremos construir aqui a ideia de desenvolvimento sustentável, onde temos garantias econômicas para a sobrevivência das comunidades, mas também a preservação dos recursos naturais que atraem cada vez mais turistas para este paraíso potiguar. Transformar Galinhos em um destino seguro e sustentável é um plano completamente possível, e tenho certeza que a cidade poderá servir de modelo para o resto do Brasil nessa temática”, afirmou Ana Maria da Costa.

Com este projeto piloto, a secretaria de Turismo quer apoiar a capacitação permanente da comunidade. Ajudando a desenvolver o turismo de base comunitária, pensando junto com os atores locais do turismo novas experiências de roteiros, além de ações de formação em empreendedorismo. O foco do projeto é o fortalecimento das atividades que compõem toda a cadeia do turismo local, como pescadores, artesãos, agricultores familiares, empresários, barqueiros, buggeiros e charreteiros.

A subsecretária de Política e Gestão Turística, Solange Portela, fez a apresentação do projeto para a comunidade que lotou o plenário da Câmara Municipal de Galinhos. Solange falou dos três eixos do projeto e apresentou as principais ações pensadas, sempre ressaltando a importância do apoio e envolvimento da comunidade para o sucesso da iniciativa.