A governadora Fátima Bezerra esteve com o Ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar da federalização do Hospital Telecila Fontes, de Caicó. O objetivo é expandir e interiorizar as Escolas Médicas das Universidades Federais, transformando o hospital em centro universitário de formação na área da saúde. A reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (07), em Brasília, e contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz e do diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas – UFRN, George Dantas de Azevedo. Em junho, a proposta de federalização do hospital foi discutida com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Arthur Chioro, em Brasília.
Localizado em Caicó e vinculado à rede estadual de saúde desde 2011, o Telecila já funciona, efetivamente, como Unidade de Apoio às Ações Acadêmicas, ofertando atividades de ensino e treinamento em serviço para alunos de formação técnica, graduação e de pós-graduação. Isso porque Caicó é sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, que reúne os campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
“Nós temos lá a sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas com a qual o nosso hospital já tem toda uma parceria. O ministro assumiu o compromisso de que, ainda no mês de agosto, uma equipe da EBSERH [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares] irá ao Rio Grande do Norte para iniciar os estudos para a implantação”, diz Fátima Bezerra, agradecendo ao ministro Camilo pela atenção e sensibilidade ao tema.
“Como os hospitais universitários são administrados pela EBSERH, a empresa vai colocar sua equipe para fazer toda a avaliação dos estudos técnicos de viabilidade – qual tipo de hospital ele vai ser, como ele funciona hoje, e tudo o mais. Pode ficar certa que recebemos a demanda”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado de Arthur Chioro, presidente da EBSERH. “Vamos trabalhar ainda esse mês para possamos produzir todas as informações e avançar nesse processo”, finaliza.
Principal porta de urgência e emergência da região, atualmente o hospital passa por obras de ampliação do Centro Cirúrgico e da Clínica Médica para implantação de 24 novos leitos, além de sala para instalação de um novo aparelho de Raios-x.
Com os investimentos realizados nos últimos anos, o Telecila é referência de ortopedia na região, tendo realizado 860 cirurgias de urgência desse tipo em 2023. No hospital são atendidas, em média, 8 mil pessoas por mês e realizadas 350 internações de pacientes, oriundos majoritariamente dos 25 municípios do Seridó potiguar.
Também participaram da reunião, a secretária de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão, Maria Virgínia Ferreira, o secretário de Comunicação, Daniel Cabral, a secretária adjunta de Saúde, Leidiane Fernandez, além o deputado federal Fernando Mineiro e o deputado estadual Francisco Medeiros. Entre os representantes do MEC estavam presentes, Leonardo Barchini, secretário-executivo e Alexandre Brasil, Secretário de Educação Superior.