No RS, Lula assina MP que prevê pagamento de 2 salários mínimos para evitar que trabalhadores percam emprego

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quinta-feira (6), em evento no Rio Grande do Sul, uma lista de medidas provisórias com novas ações de socorro aos municípios gaúchos afetados pelas cheias causadas pelos temporais no estado.

Entre elas, uma das medidas prevê o pagamento de duas parcelas de um salário mínimo diretamente aos trabalhadores, em um esforço para garantir que os profissionais não percam os empregos.

A medida depende da adesão das empresas à proposta, e deve beneficiar 430 mil profissionais, de acordo com estimativa do governo.

Durante a cerimônia, três medidas provisórias foram assinadas:

Uma delas viabiliza o apoio financeiro a municípios que não foram atendidos anteriormente. O repasse previsto é de R$ 124 milhões, segundo o governo.
Outro texto amplia o número de famílias que receberão o Auxílio Reconstrução (R$ 5,1 mil em PIX). A MP beneficia moradores de municípios que não foram contemplados na primeira leva da medida.
A terceira permite o pagamento de um auxílio que tentará preservar empregos. A norma prevê o pagamento de dois salários mínimos diretamente ao trabalhador.
Durante o pronunciamento em cerimônia no município de Arroio do Meio (RS), acompanhado de ministros, o presidente defendeu que o governo não poupa esforços para auxiliar os cidadãos afetados no estado.

Fonte: G1