‘Nossas posições não coincidem com as do Brasil em relação à Venezuela’, diz Putin, sobre entrada do país nos Brics

Ao ser questionado sobre a entrada da Venezuela nos Brics, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou claro ser a favor da entrada do país no bloco e disse que as posições de Moscou “não coincidem com as do Brasil” em relação ao tema — o Brasil não quer a entrada do país vizinho no grupo. A pergunta foi feita pela repórter Bianca Rothier, correspondente da TV Globo.

País aspirante a integrar do Brics, a Venezuela ficou de fora da lista se tornar parceiro do bloco econômico que tem Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul como países principais. A decisão coincidiu com o desejo do Brasil —a relação entre Maduro e Lula está estremecida desde a eleição presidencial venezuelana, em que o presidente foi declarado reeleito em um pleito com falta de transparência.

“Nossas posições não correspondem com a do Brasil em relação à Venezuela. Eu falo sobre isso abertamente, nós falamos sobre isso por telefone com o presidente do Brasil, com quem eu tenho uma relação muito boa, eu considero isso uma relação amigável”, disse Putin.

Fonte: G1