Os placozoários, seres marinhos em forma de “panqueca” e do tamanho de um grão de areia, surgidos na Terra há 800 milhões de anos, podem ter originado os neurônios dos animais mais complexos — inclusive as células nervosas dos seres humanos. Este fato curioso foi apresentado nesta terça-feira (19) em um estudo na revista Cell. Os pesquisadores do Centro de Regulação Genômica, em Barcelona, na Espanha, notaram a relação entre os neurônios e os placozoários ao criarem um mapa de todas as células desses animais milimétricos.
O “atlas de células” permitiu que os cientistas identificassem genes responsáveis pelas funções das células dos placozoários. A equipe também fez comparações entre espécies para reconstruir como os tipos de células evoluíram.
Os placozoários se alimentam de algas e micróbios que vivem na superfície de rochas e outros substratos encontrados em mares rasos e quentes. Essas criaturas são tão simples que vivem mesmo sem partes do corpo ou órgãos. Os pesquisadores anotaram as características celulares desses seres, dividindo-os em apenas quatro espécies diferentes.
Fonte: Agência Brasil