Nova lei que pode banir ou forçar a venda do TikTok avança nos EUA

Um novo projeto de lei que pode levar ao banimento do TikTok nos Estados Unidos avançou no país. A Câmara de Representantes dos EUA, que equivale ao Congresso local, aprovou uma segunda legislação que envolve a rede social chinesa.

Votado no último sábado (20) em caráter de urgência, o projeto de lei foi aprovado por 360 votos a favor contra 58 contrários. A partir de agora, ele segue para ser debatido no Senado e, por fim, passar por sanção presidencial.

Esse projeto difere do anterior por ser apenas um integrante de todo um pacote de medidas. A suspensão do TikTok é um dos pontos de uma série de benefícios de ajuda militar para os aliados Ucrânia e Israel — tópicos considerados de alta prioridade pelos conflitos em andamento e, por isso, com altas chances de aprovação como um todo sem novas discussões.

Como a suspensão foi vinculada a um projeto de grande porte, ela pode passar “embutida” na ajuda militar justificada como uma forma de sanção contra nações adversárias, que incluem Rússia e China. Esta última é a terra natal da ByteDance, a empresa dona TikTok.

Fonte: TecMundo