Pesquisadores identificaram duas novas espécies de tubarão: Troglocladodus trimblei e Glikmanius careforum, ambas consideradas “primas” antigas dos tubarões modernos. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.
Segundo a pesquisa, T. trimblei e o G. careforum provavelmente viveram caçando presas em áreas próximas da costa do Kentucky e do Alabama, nos Estados Unidos. Estima-se que os dois habitaram há 325 milhões de anos uma região marítima que existiu antes da Pangeia e desapareceu com a formação do supercontinente.
A descoberta das novas espécies se deu a partir de dentes encontrados no norte do Alabama e no Mammoth Cave, o maior sistema de cavernas do mundo, com aproximadamente 676 km de extensão. O local fica no estado de Kentucky e, em geral, favorece a preservação de fósseis.
“Elas [as passagens do Mammoth Cave] têm vários e vários tubarões fossilizados”, afirma o paleontólogo John-Paul Hodnett, em entrevista ao site Live Science. “Em um ambiente tão estável, parece que essas coisas [dentes] saíram da boca do tubarão ontem.”
Fonte: Revista Galileu