Com um futuro cada vez mais focado nas mudanças climáticas, governos, pesquisadores e empresas estão buscando alternativas de combustíveis que não agravem a situação do planeta. Em um estudo recente publicado na revista científica Frontiers in Science, cientistas japoneses descrevem que estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de transformar luz solar e água em combustível de hidrogênio.
O hidrogênio é considerado um dos combustíveis do futuro, pois causa menos danos à natureza do que os combustíveis fósseis utilizados atualmente. Porém, o problema é que sua produção ainda é complicada e muito cara. Ou seja, o novo método desenvolvido pelos cientistas japoneses poderia revolucionar o mercado de combustíveis verdes.
A partir de fotocatalisadores sensíveis a ultravioleta, os cientistas desenvolveram um método que utiliza a luz solar para dividir a água em hidrogênio e oxigênio. Apesar de parecer um processo simples, ele exige tecnologia e uma quantidade significativa de energia para ‘converter a água em combustível de hidrogênio’.
Fonte: TecMundo