Dois estudos publicados nesta terça-feira (26/07) pela revista científica Science concluíram que a pandemia de covid-19 começou no mercado de animais da metrópole chinesa de Wuhan, e não em um laboratório.
Um dos estudos é uma análise geográfica que mostra que os primeiros casos, detectados em dezembro de 2019, estavam concentrados no mercado de Huanan, ao contrário dos registrados nos meses seguintes, que estavam espalhados por bairros altamente populosos. No outro estudo, os pesquisadores examinaram os dados genéticos dos primeiros casos do coronavírus SARS-CoV- 2 e seguiram duas linhagens do patógeno. Mais uma vez, os cientistas chegaram à conclusão de que o vírus provavelmente foi transmitido de animais no mercado de Huanan para humanos.
O primeiro estudo analisou os locais de residência dos primeiros 155 casos identificados de covid-19 em Wuhan e concluiu que eles estavam concentrados em comerciantes ou pessoas que compravam ou vendiam animais vivos no mercado. Além disso, entre os casos estudados, havia pessoas não ligadas diretamente ao comércio, mas que viviam próximas a ele.
Fonte: DW Brasil