O modesto São João de Álvaro Dias em ano de eleição

O São João é a festa mais importante para o povo nordestino e junho chegou. Em Natal os festejos estão prestes a começar, mas parece que a festa deste ano será bem diferente das grandiosas edições anteriores. O prefeito Álvaro Dias anunciou que o evento será mais modesto, citando a falta de recursos disponíveis para realizar um São João como nos anos anteriores. Mas será que essa é a real razão por trás da mudança?

É importante lembrar que, não faz muito tempo, o prefeito investiu em grandes festas, com atrações nacionais e cachês milionários. O réveillon, carnaval e o próprio São João foram regados a shows de artistas renomados, que atraíram multidões para a cidade. Agora, com a impossibilidade de ser candidato à reeleição, parece que o prefeito lembrou que precisa economizar ou apenas perdeu interesse em subir nos palcos e tentar dançar?

Tamara que o São João modesto do prefeito Álvaro Dias possibilite o pagamento dos cachês atrasados dos artistas locais. É lamentável constatar que muitos deles que se apresentaram no réveillon e no carnaval ainda não receberam o pagamento pelos seus serviços. Essa falta de comprometimento com os profissionais da área é injusta e desvaloriza o talento local.

O atraso na divulgação da programação do São João também é preocupante. Natal acaba perdendo competitividade para outras festas juninas, inclusive dentro do próprio estado. Essa falta de planejamento e organização não condiz com uma cidade que se intitula como um polo turístico.

Enfim, é decepcionante ver que o prefeito de Natal está disposto a deixar de lado a grandiosidade e a diversidade cultural que a cidade poderia oferecer neste São João e movimentar a economia local, além de valorizar os artistas da região.

Afinal, uma cidade não se faz apenas de prédios e obras sem planejamento que atrapalham a vida de todos, mas também da alma e da expressão cultural de seu povo. Viva a São João e Viva a eleição sem reeleição que acaba com o São João! Viva! Viva!