O que está “em jogo” no réveillon privado na praia de Pipa, um dos lugares mais badalados do RN?

A praia da Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, litoral sul do Rio Grande do Norte, é um dos lugares mais procurados pelos turistas o ano inteiro e, principalmente, no período do réveillon. Este ano, mesmo com a pandemia do Coronavírus, a prefeitura de Tibau do Sul decretou, na última sexta-feira (11), após reunião com empresários e representantes do setor turístico da cidade, regras para a realização das festas, incluindo a exigência de exames que garantam que os participantes não têm covid-19. De acordo com o decreto, é obrigatória a apresentação individual de exame para Covid-19. A Prefeitura determinou que os participantes têm que apresentar o resultado do RT-PCR “negativo” ou “não reagente”, com até 72h de antecedência da data de início do evento ou a sorologia com resultado IgG positivo, com datas não superiores a 90 dias de antecedência.

O evento “Let´s Pipa” já informou, nesta quarta-feira, 16, que terá rigoroso protocolo sanitário e de segurança com exigência de teste certificado entre as medidas. Segundo os organizadores, o evento seguirá um rigoroso protocolo sanitário e de segurança, com redução em relação ao público, mas com a mesma quantidade de banheiros e o mesmo tamanho de espaço físico – 100% ao ar livre – o que possibilitará uma área maior de circulação para quem for curtir a programação.

Segundo o evento, em reuniões com a participação dos órgãos responsáveis, autoridades competentes, produtores e representantes do Pipa Convention, Ashtep, Associação dos taxistas de Pipa e Tibau, Associação do Barqueiros de Tibau, entre outros trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente na realização do evento, todos votaram a favor da festa. De acordo com os envolvidos, será muito mais seguro o réveillon com a realização do Let´s Pipa pra evitar aglomeração no centro de Pipa e garantir um controle maior com um protocolo organizado e seguro aplicado no evento.

Os organizadores declararam que todos os dias de evento seguirão os protocolos de segurança. A entrada será diretamente via QR Code e as pessoas receberão álcool gel e copos individuais que deverão ser utilizados a cada dia. Haverá medição de temperatura, diversos totens espalhados para higienização das mãos e todos os participantes precisarão apresentar teste de PCR antes do evento, em uma plataforma exclusiva criada pelo Let´s Pipa e a Ingresse para o envio digital dos resultados, e serem liberados. Os resultados deverão ser PCR Negativo (até 72 horas antes do evento) ou IGG Positivo (até 3 meses antes do evento). Os organizadores da festa têm anunciado que testes serão feitos na entrada do local, com resultado entre 16 a 20 minutos. Porém, conforme noticiamos AQUI, o laboratório DNA Center afirmou que o resultado do PCR só é concluído até 20 horas. 

Para garantir a certificação dos testes, a produção do evento seguirá critérios de segurança. Só serão aceitos testes realizados em laboratórios credenciados pela Anvisa. O evento também fez parceria com vários laboratórios das principais cidades que participarão do evento para a legitimidade dos testes. A fiscalização será feita pela secretaria de saúde e vigilância sanitária. Além disso, ao cadastrar o teste na plataforma, o cliente assinará um termo de consentimento se responsabilizando civil e criminalmente pela veracidade e confiabilidade das informações.

Todas as equipes, desde o bar até segurança, estão sendo treinadas para garantir ainda mais que a experiência seja segura, com o menor contato físico possível e todas as áreas de uso comum serão higienizadas de tempo em tempo, como banheiros, acessos, vans, etc. Além disso, os organizadores estão contando com uma consultoria de especialistas da área da saúde e tomando todas as medidas para que tudo ocorra em segurança. “A nossa prioridade é entregar um evento seguro e confortável. Estamos trabalhando duro para que as pessoas tenham uma experiência inesquecível e se sintam à vontade”, ressalta Rafael Gonçalves, um dos sócios da festa.”. 

OPINIÃO DO BLOG

Está claro que os interesses são outros para se concretizar o réveillon na praia da Pipa. A liberação das festas e redução do público (a priori), mesmo com a apresentação dos testes negativados para a Covid-19, não dá garantia para que todos estejam seguros. O público estará em risco da mesma forma, podendo resultar em um aumento no número de casos e de mortes. Os empresários locais são Samico e Herculano Júnior. O outro nome envolvido no evento é de Lucas Gomes Navarro Sanchez, filho do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. 

Um fato curioso, que vale relembrar, é o envolvimento de Lucas e Andrés em um escândalo com uma sócia: segundo informações do “Blog do Paulinho”, Andres Sanches, estava sendo processado por uma ex-sócia que pedia exposição de contas da empresa ‘Lar Entretenimento Ltda’, conhecida como ‘Senses Agency’, que todos dizem, de fato, pertencer ao ex-parlamentar. A razão da desconfiança seria a possibilidade de Camila Scatamacchia dos Santos, que comprovou, no papel, possuir 31,7% do empreendimento, estar sendo enganada na prestação de contas de festas de reveillon organizadas pelo grupo no Espírito Santo. Sanches, segundo a acusação, teria inserido uma empresa denominada ‘Let’s Pipa’ no quadro social, com 15% de participação – além do que já existia em nome do filho, que passou a realizar os negócios, em nome da Sense, sem que pudesse ser fiscalizada pela reclamante.

Ainda de acordo com o BLOG DO PAULINHO, a Justiça entendeu que Camila tinha razão e condenou Lucas Sanchez a prestar contas, imediatamente, da empresa indicada. O fato curioso da defesa do filho de Andres Sanches na ação, rejeitada pela Justiça, foi a afirmação de que a sócia não trabalhava, efetivamente, nas empresas, e que por isso precisaria solicitar uma assembleia para ter acesso ao material. Antes de ingressar com a ação judicial, Camila tentou, por diversas vezes, encontrar-se com Lucas Sanches, para que a documentação lhe fosse apresentada. Porém, o filho de Andres sempre tinha uma desculpa na ‘ponta da língua’. 

O segundo fato curioso, e que gera desconfiança em torno da liberação da festa em Pipa, no réveillon deste ano, é que o atual prefeito de Tibau do Sul, Modesto (PSD), que perdeu as eleições em novembro, é conivente com tamanho absurdo de permitir o evento, mesmo que privado. A pergunta está posta: com qual interesse foi permitido um “libera geral”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial