Objeto espacial misterioso pode ser 9° planeta do Sistema Solar

Desde que Plutão virou um “planeta anão” em 2006, as organizações espaciais consideram que o Sistema Solar é composto por oito planetas. Mais recentemente, no entanto, novas descobertas sobre um estranho corpo celeste, localizado para além de Netuno, têm levantado suspeitas sobre a existência de um possível candidato a “Planeta Nove”.

Não é a primeira vez que tal objeto é investigado por cientistas. Há pesquisas que sugerem a sua presença nos confins do Sistema Solar desde o século 19. Até mesmo alguns especialistas brasileiros voltaram a sua atenção para o assunto.

Desta vez, no entanto, os esforços encabeçados por pesquisadores da Universidade de Taiwan renderam um registro inédito de sua movimentação ao redor do Sol. A informação foi obtida por meio da comparação de dados dos satélites IRAS e AKARI ao longo de um intervalo de 23 anos.

Os detalhes da descoberta foram descritos em um artigo científico apresentado à revista Publications of the Astronomical Society of Australia. Mesmo que ainda precise passar pela etapa de revisão por cientistas independentes, o material já pode ser acessado na plataforma arXiv.

Fonte: Revista Galileu