Obra pré-renascentista descoberta em cozinha entra para acervo do Louvre

O Museu do Louvre, em Paris, adicionou a sua coleção um novo “tesouro nacional”: a obra de arte pré-renascentista Christ Mocked (“Cristo Zombado”, em livre tradução), feita pelo artista florentino Cimabue por volta de 1280. O Ministério de Cultura da França anunciou a novidade no último dia 2 de novembro. Segundo a pasta francesa, o quadro é um “marco crucial na história da arte, marcando a fascinante transição de ícone para pintura”.

“Esquecido, este painel extremamente raro do grande pintor florentino pertencia a um grupo [de painéis] do qual apenas dois exemplos são conhecidos no mundo, na Frick Collection em Nova York e na National Gallery em Londres”, diz um comunicado.

Perdido em cozinha
Em 2019, o quadro de pouco mais de 25 cm por 20 cm, que retrata Jesus antes de sua crucificação, foi descoberto na cozinha de uma idosa na cidade francesa de Compiegne durante uma limpeza. A pintura estava indo para o lixo quando a família da proprietária chamou um especialista para avaliar a obra, conforme relata o jornal britânico The Guardian.

O profissional considerou que o quadro poderia valer até 400 mil euros (cerca de R$ 2,1 milhões), então o enviou a outro expert em Paris, que confirmou que a autoria era de Cimabue. No mesmo ano da descoberta, o quadro foi a leilão, com um valor estimado entre 4 milhões e 6 milhões de euros.

O Louvre esperava adquirir a pintura, mas a mesma foi vendida ao negociante londrino Fabrizio Moretti por um lance recorde de 24 milhões de euros (quase R$ 128 milhões). O ministério da cultura da França declarou a obra como um “tesouro nacional” e proibiu a pintura temporariamente de ser exportada, dando ao Louvre 30 meses para arrecadar os fundos necessários para comprá-la.

Os valores necessários para adquiri-la não foram divulgados, porém o museu disse que isso envolveu uma “mobilização excepcional” para incentivar doações de patronos com isenções fiscais.

Fonte: Revista GALILEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial