Obras em ruas de Natal têm novos prazos para conclusão

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estipulou novos prazos para a conclusão de obras em importantes vias da capital. A troca da tubulação em um poço de visita na avenida Duque de Caxias, na Ribeira, deverá ser concluída em uma semana. A obra está parada há algumas semanas em virtude da troca de uma tubulação paralela nas proximidades da Paróquia Bom Jesus das Dores, também na Ribeira, o que segundo os técnicos, impede os trabalhos simultâneos.

Na avenida Coronel Estevam, no Alecrim, outra obra para troca de tubulação está em fase final. A Caern estipulou em mais duas semanas o prazo necessário para liberar o trecho em definitivo. De acordo com informações do gerente de Operação e Manutenção da Caern Natal Sul, Ewerton Siqueira, os trabalhos na Ribeira enfrentaram uma série de dificuldades para serem concluídos. Em abril, por exemplo, o órgão chegou a dar um prazo de 30 dias, mas a profundidade da obra e a proximidade com o lençol freático atrasaram o cronograma.

“Conseguimos fazer a parte mais difícil que foi trocar a rede e refazer o poço de visita. Tivemos alguns problemas porque a rede de água passa bem perto. Tem uma rede mais antiga e acabou quebrando. Perdemos o dia todo para consertar, porque inundou a vala e tivemos que tirar o vazamento para voltar para o problema. Aquela região é próxima à maré e qualquer coisinha a água sobe. Então, tem que trabalhar conforme a tábua de maré. Cavando meio metro já sobe água. Mais uma semana, a gente termina tudo. O pessoal até já tirou os tapumes porque estamos na fase final”, garantiu.

O trecho, que fica localizado em frente ao Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) está interditado desde meados de março para evitar possíveis acidentes com veículos, já que o local possuía chances de afundamento. Em dezembro do ano passado, a roda dianteira de um veículo afundou no local. Desde então, o problema ainda não foi totalmente solucionado e o espaço segue interditado.

“O pessoal agora está mexendo em outro trecho, em frente à Igreja Bom Jesus. Aquilo ali é uma elevatória de esgoto, a primeira da cidade, inclusive. O pessoal estava substituindo as bombas antigas por bombas novas, porque as que estavam eram as originais, da década de 50 ou 60, por exemplo. Então estamos substituindo para aumentar a vazão. Eles terminando lá, conseguiremos fechar o poço de visita (da Av. Duque de Caxias)”, explicou Siqueira.

Outra obra que a Caern também está executando em paralelo às da Ribeira é na Avenida Coronel Estevam (Avenida 9), no Alecrim. A intervenção acontece num trecho de cerca de 200 metros e parte da via está interditada para os veículos que se dirigem ao Centro de Natal. Os trabalhos consistem na troca de tubulações de cerâmica por PVC, material considerado mais moderno e mais resistente.

“Naquele local já trocamos a rede, o que estamos fazendo agora nas próximas duas semanas é interligando os imóveis a essa rede nova, que é o ramal domiciliar. Vamos ligar cada imóvel à rede e aí acaba de vez. É um trabalho complicado. Não tem água, como na Ribeira, só que é uma rede muito funda, com 4,5 metros de profundidade. Então precisa escorar a vala, o pessoal trabalha devagar, passa muito ônibus ali. O ideal era interditar a via, mas não é possível”, acrescentou o gerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial