OMS cria centro de alerta de pandemias em Berlim

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ontem (05/05) a criação de um centro global de alerta precoce de pandemias com sede em Berlim, onde serão avaliadas informações sobre ameaças pandêmicas emergentes. O objetivo é evitar as falhas nos sistemas globais de prevenção que foram evidencias pela covid-19. O chamado Centro da OMS para Inteligência Pandêmica e Epidêmica, que será inaugurado ainda este ano, deverá analisar dados com mais rapidez e detalhamento, de modo a prevenir, detectar e preparar a reação para riscos que venham a surgir em todo o mundo.

A busca por sinais por parte dos profissionais do centro da OMS ocorrerá de um modo mais aprofundado do que nos sistemas atuais que monitoram informações públicas em busca de dados sobre prováveis surtos de doenças. “A pandemia de covid-19 expôs as falhas nos sistemas globais de detecção de inteligência sobre pandemias e epidemias”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Outros vírus vão surgir com potencial de deflagrar pandemias.”

“Os vírus se movem com rapidez, mas os dados poder ser ainda mais rápidos. Com as informações corretas, países e comunidades podem ficar um passo à frente e salvar vidas”, disse.

Fonte: DW Brasil