Operação Varredura flagra “gatos” de energia em construções em João Câmara

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram 06 ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) em três canteiros de obras no município de João Câmara, na região do Mato Grande, nesta terça-feira (29). Os construtores de casas nos bairros Cohab e Villa Verde já foram flagrados fazendo “gatos” outras quatro vezes. Eles estavam desviando energia direto da rede elétrica, sem passar pelo medidor, para ligar betoneiras (máquina que mistura cimento, areia e água para fazer concreto ou argamassa) e outros equipamentos. Uma pessoa foi conduzida pela Polícia Militar para prestar depoimento na Delegacia de João Câmara e presa em flagrante.

“Infelizmente, algumas pessoas insistem nesta prática que, além de crime, representa risco à segurança da população e provoca perturbações no fornecimento de energia da região. Ao longo dos últimos anos, investimos e desenvolvemos sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes mais robustos no sistema elétrico da distribuidora. Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações irregulares consideravelmente este ano quando analisamos o número de endereços fiscalizados”, ressalta Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.

Balanço das ações
De 01 de janeiro até 28 de abril deste ano, a Neoenergia Cosern realizou 5.401 inspeções e identificou e desativou 1.602 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 5,75 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Natal, Mossoró, Baraúna e Macaíba juntas por 24h. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.

Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês. Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado em 2024.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern