OPINIÃO: RN nunca foi uma ilha azul no mapa na questão da Covid-19

O quadro da Covid-19 no RN sempre foi questionável, primeiro por se tratar de uma doença “nova”, através do Coronavírus, e pelas questões das ações feitas pelos órgãos públicos no que diz respeito às medidas de prevenção, segurança e fiscalização. Na realidade, o RN nunca foi uma ilha azul no mapa. Como explicar ou justificar que estávamos com redução no número de casos? Não fazia sentido. Havia uma demanda reprimida muito alta de casos sendo investigados. Isso nos manteve naquele ponto meio que “inerte” diante dos levantamentos que vinham sendo apresentados pelos entes públicos.

Pior: aumentou essa perigosa e falsa sensação de segurança, que nos deixou mais permissivos em aceitar a abertura gradual da atividade econômica, que foi entendida como um “liberou geral”, e que estamos livres do Coronavírus. Deu no que deu e só vai piorar, infelizmente, quando observamos os fatos das aglomerações nas praias do litoral potiguar, quando andamos na rua e enxergamos pessoas sem máscaras. Temo que muito do que já foi aberto poderá voltar a ser fechado nos próximos dias. Será um baque ainda maior para todos e para a já combalida atividade econômica do RN que tem usado argumentos para abrir tudo, claro, da forma mais adequada possível (assim esperamos). 

A coisa muda muito rápido. Basta 15 dias e o vírus mostra quem estava com a razão e desnuda a verdade com números de casos, internações e o pior de tudo: mortes.