Orçamento dos brasileiros para compras está 21% maior do que em 2021, aponta pesquisa

Um levantamento feito pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM mostra que o orçamento voltado para as compras aumentou 21% em 2022, em comparação com o ano passado, enquanto a média global subiu 8%, de acordo com a previsão econômica da Bain. Ao todo, o IBV entrevistou mais de 12 mil adultos em nove países, incluindo o Brasil.

Por aqui, cerca de 40% dos consumidores começaram a busca pelos presentes de Natal ainda em outubro, o dobro do percentual registrado no mesmo período de 2021. Essa tendência de consumo mais disperso ao longo dos meses já era esperada pelos varejistas, que entendiam que os jogos do Mundial poderiam ter impacto no comércio, em especial, na estreia da seleção canarinho (que coincidiu com o dia da Black Friday).

Mas não é só isso. O cenário econômico também tem um peso importante nas decisões de compra do consumidor, segundo a pesquisa do IBV. Com inflação alta e juros elevados, 64% dos brasileiros estão preocupados com a economia do país e, se estiverem com orçamento enxuto, cerca de 65% pretendem cortar gastos não essenciais, como vestuário, calçados, joias e acessórios.

Com o relaxamento de algumas medidas de restrição sanitária no país, os consumidores priorizarão um pouco mais as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada. Outro ponto importante é que 59% dos entrevistados dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade na hora de escolher os presentes de Natal.

Fonte: G1