Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente americano a ser indiciado por um crime. O que acontece agora com Trump? Na terça-feira (4/4), o ex-presidente de 76 anos se declarou inocente, em Nova York, das 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais. As acusações estão relacionadas ao envolvimento de Trump em pagamentos clandestinos à ex-atriz pornô Stormy Daniels antes das eleições presidenciais de 2016. Se o caso for a julgamento, isso vai virar um espetáculo global. Mas o processo legal pode durar vários meses.
Promotores entregam provas
O escritório do promotor distrital de Manhattan investiga pagamentos feitos por Trump há cinco anos para silenciar Stormy Daniels. Com a acusação de Trump concluída, os promotores agora são obrigados a entregar as evidências que reuniram durante a investigação para sua equipe jurídica — um procedimento conhecido como “discovery” (descoberta).
Esse procedimento deve ser concluído nos próximos 35 dias. As evidências incluirão entrevistas com policiais e depoimentos de testemunhas de pessoas como a própria Daniels e o ex-advogado de Trump Michael Cohen. O processo também conterá atas do júri popular convocado no início deste ano pelo promotor distrital Alvin Bragg para examinar mais de perto as alegações, bem como registros de comunicação entre Trump e outros envolvidos no esquema.
Fonte: BBC Brasil