No mês de referência ao combate do câncer de mama, a governadora Fátima Bezerra participou nesta segunda-feira (05) do primeiro dia de realização de exames de mamografia voltado às servidoras estaduais. A ação é fruto de uma parceria firmada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), com o Grupo Reviver, instituição sem fins lucrativos que atua no combate a este tipo de câncer. A ação faz parte da abertura da programação da Campanha Outubro Rosa organizada pelo Reviver.
A unidade móvel do Grupo realizará cerca de 70 exames nos dias 5 e 6, no pátio da Escola de Governo, no Centro Administrativo. Para a chefe do Executivo estadual, cuidar da saúde da mulher é prioridade: “Vamos seguir todos na luta contra o câncer de mama e tomando as medidas de prevenção como o exame. O Grupo Reviver desempenha um papel muito importante para o tratamento preventivo. É primordial que as servidoras venham fazer o exame”, conclamou. As servidoras que se cadastraram e marcaram horário precisam apenas apresentar a carteira do SUS, RG e comprovante de residência, além de ter idade a partir de 40 anos. É obrigatório o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social. A mamografia é o exame mais preciso para detectar eventuais nódulos. O diagnóstico precoce, seguido de tratamento, eleva a chance de cura do câncer de mama para 95%.
Para o secretário de Saúde, Cipriano Maia, esta ação “é uma iniciativa para chamar a atenção das mulheres e dos homens que cuidam destas mulheres para zelar pela saúde feminina”. A presidente do Reviver, Ana Tereza, explicou que esse é o terceiro ano que o Grupo presta o serviço no Centro Administrativo: “Por meio das parcerias, tentamos fidelizar a nossa permanência nos locais para que as mulheres tenham o acesso mais fácil ao serviço”.