Um paciente faleceu nesta segunda-feira (11) na UPA da Cidade da Esperança devido ao respirador que quebrou, em meio ao tratamento da Covid-19. De acordo com o técnico de enfermagem da unidade, Anderson Oscar de Santana, o paciente havia se internado por Covid-19, mas não morreu por causa do vírus, mas sim por falta de assistência mesmo na hora que precisou entubar a vítima.
O Sindsaúde do RN vem recebendo ao longo dos dias alguns relatos parecidos como esse, e afirma que trabalhadores da saúde ficam de mãos atadas diante das condições de trabalho diante do enfrentamento da Pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o Sindsaúde, a situação é uma realidade em todo o Estado, assim como a falta de EPI’s, as condições de trabalho estão deixando os trabalhadores abalados psicologicamente.
Para Thelma Ribeiro, diretora do Sindsaúde RN e trabalhadora da UPA Esperança, o clima está cada vez mais tenso. No seu penúltimo plantão, faltou pilha no laringoscópio com o paciente sedado. Os profissionais se desesperaram para conseguir as pilhas e fazer o paciente respirar.