Palestino que ganhou Oscar é agredido e preso na Cisjordânia

O cineasta palestino Hamdan Ballal foi libertado nesta terça-feira (25/03) de uma delegacia de polícia no assentamento de Kiryat Arba, na Cisjordânia, um dia após ter sido preso pela polícia israelense e espancado por colonos judeus. Ele é um dos diretores de Sem chão (título internacional: No Other Land), Oscar de Melhor Documentário 2025.

Na noite da véspera, Ballal participava de uma reunião para celebrar o fim do jejum diário do Ramadã, no lugarejo de Susiya, perto de Hebron, quando o grupo foi atacado por israelenses.

A esposa do cineasta, Lamia Ballal, conta que agressores de uniforme militar cercaram a casa da família, e seu marido foi ao encontro deles, para impedir que a invadissem: “Os colonos o atacaram e começaram a bater nele. E aí o prenderam.”

Segundo Jihad Nawajaa, chefe do conselho local, os agressores roubaram cerca de dez ovelhas e deixaram oito palestinos feridos; “Não é a primeira vez que os colonos atacam a nossa reunião, mas nos últimos tempos os ataques aumentaram.”

Fonte: DW Brasil