Parceria entre Huol e HU-Univasf viabiliza mutirão de cirurgias traumato-ortopédicas

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizou um mutirão de cirurgias que atendeu 35 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 29 e 30 de junho. A ação contou com o apoio de anestesistas do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN). Os dois hospitais são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia 45 hospitais universitários federais no país.

O mutirão objetivou fortalecer a rede de saúde e atender às demandas da região, que enfrenta limitações na oferta de serviços de traumato-ortopedia. Segundo o gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Aristoteles Cardona, “com o suporte do Huol, foi possível realizar um grande volume de cirurgias de urgência e emergência, beneficiando dezenas de pessoas e suas famílias. A ação proporcionou uma resposta imediata e antecipou cirurgias que seriam realizadas nas próximas semanas”.

O mutirão atendeu diversos pacientes, desde jovens acidentados até idosos com fraturas no fêmur. Um desses pacientes, Vinicius Lima Barros, que sofreu um acidente de motocicleta, contou: “No dia 15 de junho, cheguei aqui, passei pela triagem e no dia seguinte já fui operado de emergência para fixação do fêmur. Estava aguardando a cirurgia do cotovelo e quando me falaram do mutirão desse final de semana, eu fiquei esperançoso”. Já Antonio Pereira da Luz, filho da paciente Maria Rita Pereira que quebrou o fêmur, afirmou: “A família estava muito ansiosa para realizar essa cirurgia e o atendimento foi muito especial aqui no Hospital”.

Ação conjunta entre hospitais da Rede Ebserh fortalece rede de saúde pública

Apesar da distância de quase 900 quilômetros entre os hospitais, a colaboração dos anestesistas do Huol-UFRN permitiu aumentar a capacidade de atendimento do HU-Univasf com a realização de mais cirurgias. O apoio foi, principalmente, na área de traumato-ortopedia, que representa mais de 70% dos atendimentos do HU-Univasf. O hospital é o único serviço de referência (porta aberta) 24 horas para traumato-ortopedia na região, que abrange 53 municípios.

A chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado do HU-Univasf, Laísa Calliny do Nascimento, destacou a importância da colaboração dos anestesistas do Huol: “Estamos muito felizes com a vinda dos colegas e animados por conseguir fazer o maior número de cirurgias possível”.

Os anestesistas do Huol-UFRN expressaram satisfação em participar do mutirão. Delio Henrique Vieira destacou: “Tive a oportunidade de aprender muito e, ao mesmo tempo, contribuir com minha experiência. O acolhimento foi excelente e pudemos trabalhar de forma muito harmoniosa, todos engajados no mesmo objetivo de atender bem os pacientes”.

Da mesma forma, Keila Raissa Fernandes ressaltou: “Apesar das diferenças entre as realidades, pudemos trabalhar lado a lado, unindo forças para superar as expectativas. Volto para Natal com a sensação de dever cumprido e muito feliz por essa troca de experiências entre as equipes. Tenho certeza de que essa união fará a diferença na vida dos pacientes”.

Sobre a Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015 e o Huol-UFRN, desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.