Parlamento alemão aprova novo programa de bem-estar social

O Bundestag (câmara baixa do parlamento da Alemanha), aprovou nesta quinta-feira (10/11) um novo programa de bem-estar social que deverá aumentar os benefícios para os desempregados do país. O assim chamado Bürgergeld, que significa “dinheiro dos cidadãos”, é uma proposta da coalizão governamental formada pelos partidos Social-Democrata (SPD), Verde e Liberal Democrático (FDP).

Com maioria no Bundestag, SPD, verdes e FDP conseguiram a aprovação, por 385 votos a favor, 261 contra e 33 abstenções. do projeto que deverá substituir o atual modelo de seguridade social, o Hartz IV, a partir de janeiro de 2023. Antes, porém a medida precisa ser aprovada pelo Bundesrat, a câmara alta do parlamento alemão (com representantes dos estados), em votação marcada para a próxima segunda-feira.

A oposição, formada principalmente pelos conservadores das uniões Democrata Cristã e Social Cristã (CDU/CSU), criticou a proposta. Segundo um de seus integrantes, a medida “estabeleceria um padrão de recebimento de benefícios e promoveria desmotivação, em vez de busca por novos empregos”.