O Parque Tecnológico Metrópole Digital, com 55 empresas credenciadas à sua estrutura e gerando cerca de 800 empregos diretos, caminha a passos rápidos para atingir o objetivo de transformar a capital do Rio Grande do Norte em um polo de Tecnologia da Informação (TI) reconhecido nacionalmente. Para isso, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas, desde o ano passado, para melhorar ainda mais as vantagens oferecidas aos empreendedores e também para atrair grupos empresariais de fora do estado.
Gerenciado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) – unidade acadêmica especializada da UFRN – o Parque Metrópole tem pouco mais de dois anos de instalação, tendo sido oficialmente criado em agosto de 2017. Sua área geográfica abrange bairros ao redor do Campus Central, num raio de 1,5 quilômetro a partir da sede do IMD. As empresas instaladas nesse entorno e associadas ao Parque têm direito a uma série de benefícios, como os serviços de TI ofertados pelo IMD, oportunidades de realização de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento com a Universidade e isenções fiscais.
No primeiro semestre do ano passado, o Parque partiu para a prospecção de empresas de médio porte situadas na região Nordeste e, na segunda metade de 2019, voltou-se para grandes grupos empresariais, situados principalmente na cidade de São Paulo. O ponto alto dessa atividade foi a realização, em parceria com o Sebrae, do evento “Rio Grande do Norte Além do Sol e do Mar: Traga sua Empresa para Cá”, ocorrido no espaço Inovabra Habitat, centro de inovação do banco Bradesco, situado próximo à Avenida Paulista e sede de dezenas de empresas.
Fonte: UFRN