Em uma praia rochosa em Larache, no Marrocos, uma equipe internacional de pesquisadores descobriu as mais antigas pegadas humanas no Norte da África e no sul do Mediterrâneo. As marcas foram deixadas por Homo sapiens há cerca de 90 mil anos. As informações foram divulgadas pelo governo marroquino nesta segunda-feira (29) e estão também registradas em estudo publicado em 23 de janeiro na revista Scientific Reports. As pegadas foram deixadas por pelo menos cinco pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
Pesquisadores marroquinos, franceses e espanhóis, liderados pela Universidade do Sul da Bretanha, na França, estudavam rochas na praia marroquina quando acharam as marcas em julho de 2022. “Essas pegadas – 85 ao todo – estão principalmente orientadas para o mar e oferecem uma imagem marcante de como esses Homo sapiens, que viveram na costa de Larache cerca de 100 mil anos atrás, podem ter buscado recursos marinhos”, afirma a universidade em comunicado.
Segundo conta o líder do estudo, Mouncef Sedrati, professor associado de dinâmica costeira e geomorfologia na Universidade do Sul da Bretanha, as pegadas foram rapidamente preservadas após serem cobertas por sedimentos finos durante condições propícias do mar.
Fonte: Revista Galileu