Pela 1ª vez, cientistas fotografam um dos roedores mais raros do mundo

Um dos roedores mais raros do planeta, o rato gigante de Vangunu (Uromys vika), foi filmado pela primeira vez por pesquisadores, que usaram armadilhas fotográficas para flagrar quatro exemplares diferentes nas Ilhas Salomão, na Oceania. Um dos roedores mais raros do planeta, o rato gigante de Vangunu (Uromys vika), foi filmado pela primeira vez por pesquisadores, que usaram armadilhas fotográficas para flagrar quatro exemplares diferentes nas Ilhas Salomão, na Oceania.

Descrito em 2017, o U.vika está entre os roedores menos estudados do mundo, segundo os pesquisadores contam na pesquisa. “Esta espécie criticamente ameaçada está enfrentando uma escala de ameaça rapidamente crescente devido à exploração de seu habitat primário de floresta de planície, na única ilha em que ocorre — Vangunu, Ilhas Salomão”, eles dizem.

Além de usarem armadilhas fotográficas, os pesquisadores contaram com o conhecimento ecológico tradicional da população sobre o roedor. Assim, registraram os exemplares da espécie no último grande bloco de floresta primária de Vangunu.

“As florestas em Zaira representam o último habitat adequado remanescente para esta espécie, e a recente concessão de licença para exploração madeireira em Zaira levará à sua extinção se permitida”, alertam os especialistas.

Fonte: Revista GALILEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial