Personalidades lamentam morte do psicanalista Contardo Calligaris

O psicanalista Contardo Calligaris m orreu ontem, 30,  aos 72 anos. Escritor italiano radicado no Brasil, ele estava internado desde fevereiro no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, por conta de um câncer. A notícia gerou comoção entre personalidades nacionais, com nomes da literatura à política. A escritora gaúcha Martha Medeiros, por exemplo, publicou uma foto ao lado de Calligaris, junto a uma homenagem ao autor de títulos como Hello, Brasil! e Outros Ensaios e Cartas a um Jovem Terapeuta:

“Na postagem anterior, pela manhã, falei das alegrias possíveis em tempos difíceis, e agora essa bomba: a morte do psicanalista Contardo Calligaris, uma referência pra mim como pensador, articulista e ser humano”, escreveu Martha. “Li todos os seus livros, assisti a várias palestras, não perdia uma entrevista e tive o privilégio de almoçar ao lado dele durante um evento, alguns anos atrás. Um cara agradável, bem humorado, de uma inteligência sem afetação. Até onde sei, quem o levou foi o câncer, não a covid, mas que importa? Menos um entre os raros que fazem a diferença. Muito triste.” 

Outra escritora a lamentar o acontecimento foi Tati Bernardi, de Depois A Louca Sou Eu: “O orgulho que eu tava esse dia é do tamanho da tristeza de hoje. Contardo Calligaris pra sempre”, publicou junto a uma foto com o psicanalista. Já Xico Sá deixou como homenagem uma citação do próprio Calligaris: “Em ordem cronológica, Deus, família e pátria são, em nossa história, as grandes matrizes do mal e da imoralidade: é em nome desses três espantalhos que a humanidade se permitiu cometer seus piores crimes”.