Pesquisa Ipec revela que corrida presidencial  pode terminar no 1º turno

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira indica Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 44% das intenções de voto. O ex-presidente é seguido pelo atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL), que tem a preferência de 32% dos eleitores. Esta é a primeira pesquisa de uma série contratada pela TV Globo que terá divulgação semanal pelo instituto, fundado por ex-executivos do Ibope. 

Às vésperas do início oficial das campanhas, que começam nesta terça-feira (16), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição da corrida eleitoral, com 6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera Lúcia (PSTU) registrou 1%. Nenhum dos demais nomes testados pelo Ipec conseguiu atingir 1% das menções. Brancos e nulos somam 8% das respostas, e 7% não souberam ou não quiseram responder. 

O instituto ouviu 2 mil eleitores em entrevistas presenciais realizadas entre 9 e 15 de agosto. O estudo capta o efeito eleitoral dos primeiros pagamentos do novo valor do Auxílio Brasil, que começaram a ser feitos na semana passada. O benefício é concedido a famílias que integram a parcela mais pobre da população, segmento no qual Bolsonaro tenta reduzir a distância para Lula em busca da reeleição. 

No cenário de segundo turno testado pelo Ipec, entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 51%, enquanto o atual presidente soma 35%. Brancos e nulos somaram 9%, enquanto 5% não souberam ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.