Pesquisador do LAIS-UFRN, Ricardo Valentim, pede atenção para situação das arboviroses no RN

O pesquisador e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, Ricardo Valentim, disse ontem, 07, que a situação das arboviroses requer mais atenção hoje no RN do que a covid-19, mesmo com o recente aumento de casos.

O professor Ricardo Valentim aponta que a crescente contaminação pelo coronavírus que estamos vendo atualmente já era esperada, dada a observação de outros estados, como por exemplo Santa Catarina, que desde o mês de abril vem apresentando maior número de casos. Para o pesquisador, a transmissibilidade aumentar não é a questão de maior preocupação, mas sim, é preciso ficar atento se o aumento de casos vai repercutir na parte assistencial. Caso a rede de saúde local seja afetada, aí a preocupação passa a ser maior.

O aumento de casos que vemos hoje no Brasil e que está provocando a volta de algumas medidas de biossegurança, como a recomendação de uso de máscaras em ambientes fechados, está ligado a uma subvariante da ômicron, que causou um pico de casos há alguns meses.