Pesquisadora da UFPB cria aplicativo para calcular risco de violência doméstica

Uma pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu um aplicativo que calcula a possibilidade de uma mulher sofrer violência doméstica. O software VCMulher foi elaborado a partir de dois questionários da OMS (Organização Mundial da Saúde) e um inquérito domiciliar e será destinado a ajudar profissionais da saúde básica a reconhecer vítimas de violência, mesmo que elas não se declarem como tal.

A ideia surgiu durante o doutorado de Layza Deininger no programa de pós-graduação em modelos de decisão e saúde. “A gente percebeu que a atenção básica é o serviço que está mais próximo das mulheres. Muitos profissionais são formados no modelo biomédico, que só observa sintomas: ou seja, o olho roxo, o braço machucado. E não veem o que está por trás disso”, diz Layza. “Fiz essa pesquisa qualitativa, e muitos disseram que não têm preparo para isso. Alguns até disseram que não achavam importante.”

O aplicativo está em fase de desenvolvimento e, após cortes no financiamento de pesquisas, está sendo bancado pelo bolso da própria pesquisadora e ainda não tem previsão de lançamento. Enquanto isso, o questionário está no ar no site do projeto: http://vcmulher.com.br/

Fonte: Universia