Pesquisadora da UFRN é eleita para associação internacional

A pró-reitora de Pesquisa e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sibele Pergher, foi eleita cônsul da Associação Internacional de Zeólitas (IZA, sigla em inglês) durante o evento International Zeolite Conference, realizado em Valência, na Espanha, de 3 a 8 de julho. A IZA engloba todos os pesquisadores do mundo na área de zeólitas, grupo de materiais sólidos com estrutura porosa utilizado para diversas finalidades, entre elas o tratamento de efluentes e gases.

Sibele Pergher já atuava há 8 anos como único membro da América Latina na comissão de síntese da associação, que reúne 17 pesquisadores do mundo. De acordo com a professora da UFRN, a entrada nesse grupo e a participação em eventos ajudaram na divulgação do trabalho realizado no Laboratório de Peneiras Moleculares da UFRN (LABPEMOL), que ganhou cada vez mais reconhecimento, até que o nome de Sibele Pergher foi escolhido para ocupar um dos cargos de cônsul da IZA para um mandato de 6 anos no conselho internacional. “Profissionalmente, isso é um reconhecimento incrível e uma honra muito grande”, comemora. 

Única representante da América Latina no conselho, a pesquisadora se dedica há 30 anos em estudos na área de zeólitas e peneiras moleculares, com mais de 200 artigos científicos, 500 trabalhos em congressos, 20 patentes, formação em recursos humanos no tema, participação e referência em livros, entre outros trabalhos. A pesquisa desenvolvida em seu doutorado foi um marco na área, por meio da síntese de uma zeólita lamelar inédita que rendeu uma patente espanhola, uma mundial, um artigo na revista científica Nature e a compra do material pela empresa Shell. 

De acordo com Sibele Pergher, a eleição como cônsul da IZA reconhece o seu esforço acadêmico. “Isso também é fruto de toda uma equipe de trabalho, colegas e alunos do LABPEMOL. Esse reconhecimento não é só meu, mas sim de todo o grupo”, finaliza.