Pesquisadores apresentam estudo de que 11 minutos de exercícios físicos usando peso do próprio corpo trazem benefícios comprovados

Cinco minutos fazendo flexões com saltos e outros exercícios calistênicos melhoram significativamente a resistência aeróbica, de acordo com um dos primeiros experimentos randomizados e controlados para testar os efeitos de exercícios rápidos usando o peso do próprio corpo. As conclusões desse estudo são previsíveis, mas tranquilizadoras num momento em que muitas pessoas estão se exercitando em sua própria casa para conseguir ou manter um bom condicionamento físico. E fornecem uma segurança científica de que esses exercícios simples funcionam, fisiologicamente, e que nossas flexões não serão em vão.

Neste estudo publicado no The International Journal of Exercise Science, pesquisadores da McMaster University, em Hamilton, Ontario, e a Mayo Clinic, de Rochester, Minnesota, decidiram desenvolver e testar uma rotina de treinamento usando basicamente a força do próprio corpo. Basearam sua versão no conhecido programa 5BX, usado outrora para treinar membros do exército canadense em postos remotos.

Eles recrutaram 20 jovens, rapazes e moças, saudáveis, mas fora de forma, avaliaram seu condicionamento físico atual, a força das pernas e dos punhos e aleatoriamente selecionaram a metade deles para começarem a praticar o novo programa três vezes por semana, ao passo que os outros continuaram vida normal, como grupo de controle. Depois de seis semanas todos os voluntários retornaram ao laboratório para testes de acompanhamento. E, sem surpresa, os que praticaram os exercícios estavam em melhor forma, tendo aumentado sua resistência física em 7% em média. A força das pernas também aumentou ligeiramente. A condição física e a força dos que fizeram parte do grupo de controle não mudou.

Fonte: Estadão